Terapia Presencial

SAIBA QUAIS SÃO AS CINCO ÁREAS DE SUA VIDA QUE VOCÊ PRECISA CUIDAR PARA VIVER BEM

 

Quando se fala de tratar de saúde mental pensamos em terapia. E quando se fala de viver bem falamos de cuidar da vida como um todo. Poucos sabem que a qualidade de vida pode melhorar e muito através da terapia. Ela refaz as conexões neurais e contribui no propósito de manter a saúde mental conectada com o propósito de viver bem.

 

Vejamos quais são as 5 áreas da vida que precisamos cuidar para viver bem.

 

​1- MENTAL

 

A depressão já atinge praticamente 10% da população mundial e por essa razão é considerada o mal deste século. É uma doença considerada incapacitante e sua projeção indica um crescimento assustador. Pensamentos pessimistas é um dos seus sintomas e um fator de risco acentuado são crises acumuladas e não resolvidas. 

 

​2- RELACIONAL

 

Somos seres relacionais e gostamos de ser amados e valorizados por meio das relações humanas. Nosso primeiro berço natural e amoroso é o ventre materno. Nascemos para os relacionamentos afetivos e preservar os relacionamentos pessoais e interpessoais implica em buscar aceitação de si e dos outros. 

 

​3- EMOCIONAL

 

Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, acentua que "a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode destruir vidas, acabar com carreiras promissoras". O medo é uma emoção primária que pode ser preventiva ou inibidora. O adoecimento do medo é a fobia e o agravamento da fobia o pânico.

 

4- PROFISSIONAL

 

Um psicanalista com especialização em análise comportamental, tem condições de avaliar seu perfil profissional; que pode ser Executor, Comunicador, Analista ou Planejador, considerando suas competências. E, além disso, analisar seu histórico de vida psíquica. Muitos estão confusos e frustrados com suas profissões.

 

​5- SEXUAL

 

É uma das áreas com acúmulo de experiências decepcionantes e traumáticas. Muitos casamentos e relações duradouras estão caminhando para o esfriamento na vida sexual e não entendem a razão.  Estudos indicam que os riscos físicos e emocionais não correspondem ao nível de satisfação e realização nessa área.

 

Todo ser humano: Valoriza a sanidade mental no exercício de sua inteligência. Busca uma relação interpessoal de amor e afeto. Deseja manter o equilíbrio em suas emoções e tendências dominantes. Almeja ser bem-sucedido no conhecimento e desenvolvimento das suas competências. Considera importante cultivar uma vida sexual com prazer mútuo.

A realização do ser humano está alinhada com seu nível de vida mental, relacional, emocional, profissional e sexual. Alguns pensam que a terapia analítica é para doentes e loucos. Já foi o tempo em que procurar um terapeuta era apenas por motivo de divórcio, depressão ou vontade de desistir da vida. Nos dias de hoje o fator essencial para uma vida equilibrada e bem-sucedida é a PREVENÇÃO.

 

Quais são os benefícios que a análise terapêutica tem a oferecer para essas áreas da vida? A análise te proporciona o conhecimento de si mesmo. A consciência de seu propósito. A iniciativa construtiva. O equilíbrio que te favorece. O desempenho de seu potencial. A reinvenção que te motiva e impulsiona. 

 

A ANÁLISE TERAPÊUTICA

 

​Durante a terapia, as realidades psíquicas incompreensíveis e seus processos inconscientes são atentamente analisados. A análise é aplicada em sua essência no “ouvir”.  Ouvir o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias, dos sonhos, das fantasias, dos delírios, dos desejos sexuais, das crises pessoais não resolvidas, dos traumas guardados, das perdas não superadas, dos complexos desenvolvidos e das ambiguidades humanas.

 

​Esses processos que estão moldando os principais traços do caráter da pessoa de modo inconsciente, levando-a a uma relação interpessoal conflituosa, são analisados. Os aspectos que se manifestam nos relacionamentos conjugais, familiares, afetivos, sexuais, sociais, profissionais e até existenciais são trazidos à consciência.

 

​A análise preserva a privacidade do paciente, mantém-se respeitosamente imparcial, com foco em seu sofrimento psíquico, com acesso ao seu inconsciente, trata dos seus conflitos e sintomas emocionais através de um processo consciente.

 

OBJETIVO E RESULTADO

 

O resultado é a libertação consciente dos conflitos através de um conhecimento mais compreensível do paciente a respeito de si mesmo, tanto das suas atitudes como das suas reações, possibilitando o equilíbrio emocional do paciente. O que o torna mais capacitado a lidar com suas realidades obtendo superação, realização pessoal e qualidade de vida.

 

​QUANDO PROCURAR UM PSICANALISTA

 

​Eis algumas das realidades dentre tantas outras que indicam o momento certo de procurar o psicanalista para uma análise ou avaliação:

 

​- Sofrimento humano prolongado e decorrente de um estado infeliz.

- Recorrências mentais destrutivas e pessimistas.

- Ansiedade compulsiva.

- Desajustes e carências conjugais

- Tristeza e angústia permanentes.

- Bloqueios emocionais.

- Medos irracionais e imaginários.

- Prática de rituais escravizadores.

- Dores físicas sem origem orgânica.

- Desânimo com tendência a solidão.

- Fracassos profissionais decorrentes de instabilidade emocional.

- Dificuldades no exercício da profissão e da convivência.

- Relacionamentos interpessoais carregados de tensões.

- Excesso de confiança em si e desconfiança das pessoas.

- Incapacidade de cultivar relações duradouras.

- Conflitos, resistências e frustrações na área da sexualidade.

Augusto Pinheiro

Psicanalista Clínico e Analista Comportamental Assessment.​​ Registrado na Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional do Distrito Federal - CRPA No.26833/17-BR.

CONsultório

Terapia - Análise - Avaliação

Espaço 96 - Coworking

Av. Alfeu César Pedrosa, 96 - Fragata, Marília - SP, 17501-230.

CONTATOS
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Cel: (14) 98175-5228

Tel: (14) 3113-9596

© 2019 por Augusto Pinheiro - www.augustopinheiro.net

Permitido compartilhar conteúdos desde que citado o nome do autor e site de origem.